quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Europa 2012 - Roma, Itália

Em uma viagem a Europa escolher o roteiro é sem dúvida uma das partes mais difíceis, pois com tantos países e cidades interessantes no velho continente, não dá para conhecer todos os lugares que gostaríamos de uma só vez. Neste caso, como era nossa primeira viagem para lá optamos por conhecer algumas das capitais principais e cidades próximas. Desta forma, Roma, Paris, Madri e Lisboa seriam as capitais-base da nossa viagem.
Roteiro definido, passagens compradas, hotéis reservados e malas prontas!
Nosso primeiro destino foi Roma, fazendo uma rápida escala em Lisboa. Voo tranquilo pela TAP e escala sem problemas. No dia seguinte já estávamos no aeroporto de Fiumicino. Ainda no próprio aeroporto compramos o Roma Pass e em seguida, seguimos para Roma, via Leonardo Express.
Da estação Roma Termini, após alguns quarteirões, já estávamos em nosso hotel, localizado bem ao lado da Basilica di Santa Maria Maggiore.
Nesta noite, ainda aproveitamos para comer uma excelente pizza italiana, em um restaurante localizado próximo ao hotel.

Degustando uma pizza italiana

Na primeira manhã em Roma, acordamos cedo e aproveitamos para conhecer a  basílica.
A  Basilica di Santa Maria Maggiore foi construída entre os anos de 432 e 440, durante o pontificado do Papa Sisto III.

Basilica di Santa Maria Maggiore

Seguimos pelas ruas de Roma com destino a principal atração da cidade, o Colosseo. Logo na chegada, nos deparamos com uma fila enorme para compra de bilhetes e outra maior ainda para entrar no Colosseo. Neste momento vimos uma das muitas vantagens do Roma Pass que, além da entrada gratuita nas duas primeiras atrações, ainda é possível "furar" todas as filas, seguindo direto para uma entrada especial, apresentando apenas o cartão. Uma ótima vantagem quando não se quer perder muito tempo em filas enormes.
O Colosseo, também conhecido como Anfiteatro Flávio, foi construído no período da Roma Antiga e seu nome tem origem do latim Coliseus, devido à estátua colossal do imperador romano Nero que ficava perto da edificação.

Colosseo

Caminhando pelo interior do Colosseo é possível imaginar como deveriam ser as atrações que existiram no período da Roma Antiga, batalhas entre gladiadores, execuções de prisioneiros, tudo voltado para a diversão e distração de uma plateia gigantesca.

Conhecendo o interior do Colosseo

Do alto do Colosseo é possível observar grande parte da cidade, inclusive o Arco di Costantino e o Palatino com grande parte do Foro Romano.

Arco di Costantino e Palatino ao fundo

Saindo do Colosseo, seguimos para o Palatino, uma das sete colinas de Roma e onde se localiza o Foro Romano.
Caminhamos pelo Palatino, conhecendo várias ruínas da época a Roma Antiga. Passamos pelo Antiquário Palatino, onde podemos observar várias peças e artefatos descobertos em escavações no Palatino.
Após o Palatino, passamos pela Piazza del Campidoglio e seguimos para um restaurante as margens da Piazza Venezia, onde pudemos degustar uma ótima massa italiana.
Na Piazza Venezia, localiza-se o Monumento a Vittorio Emanuele II, primeiro rei da Itália unificada e considerado o criador da nação italiana.

Piazza Venezia e Monumento a Vittorio Emanuele II

Aos fundos deste monumento localiza-se um elevador panorâmico, que leva até o terraço deste monumento de onde é possível avistar grande parte de Roma e vários dos atrativos famosos da cidade.

Colosseo e Palatino vistos do alto do Monumento a Vittorio Emanuele II

Novamente de volta a Piazza del Campidoglio, fomos conhecer o Musei Capitolini, que está localizado nesta praça em um conjunto de palácios romanos, o qual possui uma enorme quantidade de obras de arte, muitas delas remanescentes da época do império romano.

Loba Romana no Musei Capitolini

Dentre as muitas obras famosas no Musei Capitolini, a Loba Romana ganha destaque, pois além de fazer parte da conhecida lenda sobre a criação de Roma foi uma das primeiras obras doadas ao museu na sua criação em 1471.
Após uma aula de história pelos corredores do Musei Capitolini, seguimos pelas ruas de Roma, passando pelo Pantheon, construído na época greco-romana e que ainda se encontra em perfeito estado de conservação, sendo utilizado atualmente como uma igreja católica.
Do Panhteon, seguimos para a Piazza Navona, uma das mais famosas de Roma, com sua Fontana dei Quattro Fiumi, representando os quatro principais rios dos quatro principais continentes, África, Ásia, América e Europa.

Piazza Navona

A Piazza Navona além de ser rodeada por vários palacetes bem conservados, inclusive o da Embaixada do Brasil, é um ótimo lugar para descansar um pouco e tomar um tradicional gelato.
Saindo da Piazza Navona, passamos pela Piazza del Parlamento e seguimos para um outro atrativo obrigatório em Roma, a Fontana di Trevi.

Fontana di Trevi

Cenário de vários filmes famosos, a Fontana de Trevi é a maior e mais luxuosa das fontes romanas.
Depois de apreciar um pouco este cenário magnífico, jogar as célebres moedas e fazer pedidos, seguimos para a Fontana del Tritone, já no fim da tarde.
A noite foi dedicada a um restaurante localizado em frente ao Colosseo, de onde é possível comer uma ótima massa e ainda aproveitar um visual fantástico deste monumento.

Colosseo à noite

No dia seguinte conhecemos o Circo Massimo, antiga arena de jogos onde eram realizadas as famosas corridas de bigas, antigas carroças romanas puxadas por cavalos.
Do Circo Massimo, seguimos para a Terme di Caracalla, uma das grandes termas imperiais, construída entre 212 e 217 e que eram famosas pelas riquezas de detalhes de sua decoração em pisos e paredes. Tinha capacidade para receber mais de 1.500 pessoas.

Terme di Caracalla

Depois de passar a manhã conhecendo alguns parques da cidade, seguimos para a Piazza del Popolo, uma ampla praça romana, onde se localiza a Igreja de Santa Maria del Popolo, construída no local onde Nero morreu e foi sepultado.
Da Piazza del Popolo seguimos para a Villa Borghese, o segundo maior parque de Roma com mais de 80 hectares de área verde, um ótimo local para caminhar sob a sombra de árvores, rodeado por lagos e animais nativos.

Villa Borghese

Após fazer uma caminhada relaxante pela Villa Borghese, fomos conhecer a Piazza di Spagna, mais uma das famosas praças romanas, principalmente pelas suas escadarias que levam a famosa Igreja de Trinità dei Monti, localizada ao alto da colina.

Piazza di Spagna

A noite retornamos à Fontana di Trevi para apreciar as luzes da fonte acessas.

Fontana di Trevi à noite

O terceiro dia foi reservado para conhecermos o Vaticano, mesmo assim ainda no final da tarde foi possível visitar o Museo Nazionale di Castel Sant´Angelo.
O castelo foi construído pelo imperador Adriano no ano de 139, para servir como um mausoléu familiar. Em 590, durante uma grande epidemia que assolou Roma, o Papa Gregório I afirmou ter visto o Arcanjo São Miguel no topo do castelo. Devido a este fato, uma estátua do anjo foi colocada em seu topo e passou a fazer parte do nome do castelo.

Museo Nazionale di Castel Sant´Angelo

O último dia em Roma foi um dia livre, dedicado às compras e a fantástica culinária italiana. Na parte da tarde nos despedimos de Roma e seguimos viagem para nosso próximo destino... Paris!

Post relacionado:
Europa 2012 - Vaticano
Europa 2012 - Paris, França - parte 1

5 comentários:

  1. José, cheguei ao post via Andarilhos e era tdo que precisava. Sua caminhada por Roma está bem retratada, adorei as fotos, mais ainda por estar desembarcando por lá em um mês. Favoritadissimo.. Parabéns,
    Paula
    www.mochilinhagaucha.blogspot.com.br
    ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula!

      Obrigado pelos elogios, se precisar qualquer dica de lá é só avisar.

      Você irá adorar Roma, caminhar por suas ruas e conhecer um pouco de sua história.

      Tenha uma ótima viagem!

      Abs,
      José Henrique

      Excluir
  2. Olá! tudo bem?
    Vou para Roma dia 02/01/2013 (noite) e fico até o dia 04/01/2013 (manhã) portanto tenho três noites e dois dias. Queria alguma dica de como organizar e/ou priorizar os passeios nesse período.
    Contato:r_gazolajr@hotmail.com
    Abraço,
    Roberto Gazola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto!

      Te enviei um email com uma sugestão de roteiro para Roma.

      Qualquer dúvida, me avise.

      Abs,
      José Henrique

      Excluir
  3. Boa tarde, Gostei muito da sua descrição de Rma.~
    Vou no próximo ano a roma, chego dia 06/03 (tarde) e parto dia 09/03( manha),tem alguns concelhos de roteiros/passeios para efetuar uma vez que só vou estar em Roma,2,5 dias três noites. Já agora como costuma ser o tempo em Março.
    Rosaria_morais@hotmail.com
    CMP
    Rosaria Morais

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...